terça-feira, 28 de dezembro de 2010

o caderno

comecei hoje a transcrever apontamentos realizados no caderno desse ano.
usei suas folhas de papel reciclato para registrar as disciplinas do mestrado.
a primeira foi "vicios da paixão". quem já imaginou que uma das primeiras disciplinas teria esse nome e essa ementa: discutir a idéia de vícios da paixão é repor a natureza apaixonada da boa ciência e de uma filosofia encarnada. vício como obstinação, vontade radical, enigma, ardência, não-eu, plenitude, entrega, desejo e linguagem. espera-se com essa abordagem criar um sentido novo par o vocábulo Vício - passando a significar um operador do pensamento do qual não podemos fugir e que opera a pulsão de vida. o conhecimento apaixonado seria assim um vício... em 2010 a abordagem epistemológica do seminário parte das idéias de Merleau-Ponty e Levi-Strauss, sendo ampliada com a experiencia, filosófica e artística de outros autores, criadores de arte e conhecimento.
a avaliação será a produção de um texto a partir do Dossiê Narradores do sensível:
Merleau-Ponty e Levi-Strauss. RevistanCronos, vol. 09, nº 2, jul/dez 2008. o texto, de 5 a 10 páginas, deverá conter as idéias centrais dos pensadores e uma relação com o objeto de pesquisa/paixão das teses e dissertações em curso.
a segunda foi: Metodologia do Ensino Superior, na qual realizei poucas anotações, mas que mesmo a despeito deste fato contribuiui muitíssimo para a ampliação de saberes relativos a prática docente.
a terceira foi "teorias contemporâneas da cultura". na qual também fiz poucos registros, posto ter sido dinamizada pelo fato de termos que apresentar seminários em grupo sobre alguns livros da bibliografia principal da disciplina.
as outras duas disciplinas, tem uma dinâmica propria.são os seminários de dissertação. que na verdade funcionam como momentos de orientação regular.
intermediando um assunto relativo as disciplinas e outro, algumas poesias e comentários sobre leituras que ocorreram intuitivamente.

Nenhum comentário: