segunda-feira, 27 de junho de 2011

pré-qualificação

RESUMO


A dissertação trata do Museu/Oficina Cerâmica, espaço reconstruído a partir de 1971, para abrigar a obra cerâmica e pictórica do artista Francisco Brennand, enquanto paisagem da qual emergem representações e interpretações simbólicas da relação natureza-cultura. O artista sonha uma obra que religa saberes fundamentais na produção de conhecimento da condição humana e na reforma do pensamento de uma educadora no processo de produção-de-si e re-generação na perspectiva de uma pedagogia complexa.

A ideia de inacabamento, proposta pela obra de Brennand é figurativa de uma idéia de Educação Estética, da qual o Ensino da Arte faz parte,em que os processos de conhecimento não se reduzem a etapas pré-estabelecidas ou categorias abstratas, provocando assim, múltiplas representações que permitem uma modulação de sentidos, em direção a uma elucidação intelectual, corporal, afetiva e política, provocadora de leituras de mundo contaminadas da compreensão de uma educação cujos limites, contornos, posições e significados não sejam unificados e unificadores, mas que permitam diferentes aproximações, pontos de vista e trajetórias entre o mistério da vida e as formas que esse mistério assume na arte, na ciência e na educação.

Essa leitura de mundo amplia nossas categorias de uso da linguagem artística, como forma de imputar novos sentidos ou retomar outros deixados para trás, criando outras maneiras de educar através da vontade de ação do educador, que ao invés de repetir o trabalho com as propostas pedagógicas vigentes no Ensino da Arte, pode criar-se como educador/propositor/pesquisador através de uma imaginação radical que religa arte e vida.

A paisagem, nesta dissertação se apresenta como um meio em que o ser humano exerce sua singularidade, transitando assim por campos ou camadas de conhecimentos diversos capazes de multiplicar uma visão rearticuladora do mundo. Neste sentido, tal conceito atravessa domínios disciplinares possibilitando uma cartografia cognitiva transdisciplinar, caracterizada por colaborações entre diferentes domínios cognitivos, possibilitando o compartilhamento de estratégias complementares, interrelacionais e recíprocas entre diversas formas de estruturar a produção de conhecimento através de uma educação mais sábia com vistas à tão necessária reforma do pensamento humano.







PALAVRAS-CHAVE: Arte Educação; Complexidade; Paisagem.

Nenhum comentário: